fbpx

Business Model Generation: o livro que todo empreendedor precisa ler

Capa do livro Business Model Generation

Já pensou trocar longos documentos estratégicos ou até mesmo análises SWOT chatas e validar sua ideia de negócio em uma página?

É exatamente a proposta do livro Business Model Generation, que propõe o desafio de criar um modelo de negócio infalível utilizando a ferramenta composta por apenas uma página.

Mas conhecida por Business Model Canvas, BMC ou simplesmente Canvas, a ferramenta propõe uma matriz com nove blocos de construção essenciais para qualquer empresa. E a maneira como esses blocos são combinados é o que torna o processo muito atraente para quem quer validar ou melhorar um modelo de negócio.

O livro apresenta um método sistemático para abordar a ideação e a criação de modelos de negócios utilizando o Canvas.

A ideia do BMG é justamente facilitar o exercício para o empreendedor: experimentar dentro do mercado e, aos poucos, encontrar o modelo inovador.

O processo proposto por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, autores da obra, é organizado e lógico. Além de ser um guia muito útil, o livro é esteticamente interessante. A tipografia é explorada como um forte elemento de design, acompanhada de cores e recursos diferentes de leitura.

Porque todo empreendedor precisa ler o Business Model Generation?

► Provoca uma visão abrangente de um modelo de negócio

Milhares de livros de negócios falam sobre temas como estrutura de custo ou recursos-chave, mas certamente nenhuma ferramenta será tão eficaz em reunir todos esses elementos de uma forma visual, abrangente e prática.

Além disso, pode ser utilizada em negócios já existentes ou também para ajudar empreendedores de primeira viagem a evitar os erros mais comuns na hora de abrir uma empresa.

► Possibilita descobertas contínuas sobre ideias, projetos ou negócios

A maneira visual que o Business Model Canvas estabelece os diferentes blocos de construção realmente ajuda empresas a identificarem seus modelos e conviverem com a pergunta constante: “que tipo de negócio nós somos?”

Também instiga o empreendedor a questionar e descobrir continuamente qual é a proposta de valor que o seu negócio oferece ou quais são os novos impulsionadores de receita, ou seja, como é possível melhorar suas vendas!

► É fácil de compartilhar e comunicar

Utilizando a ferramenta é possível criar um número de oficinas colaborativas ou exercícios em torno da página do Canvas.

Por exemplo, você pode reunir um grupo multidisciplinar de colaboradores em uma sala para fazer um brainstorming sobre diferentes cenários de clientes ou oportunidades de mercado e descobrir como melhor o modelo de negócio.

► Apresenta casos reais de empresas ao redor do mundo

Os exemplos reais de empresas que usaram com êxito essa abordagem são relevantes e ilustram as diferentes finalidades para as quais o BMC pode ser usada.

A principal premissa do livro, usando uma abordagem visual para projetar um modelo de negócios, é tão simples quanto efetiva. O livro realmente ajudam a tornar o pensamento sobre o design de modelos de negócios muito mais acessível e prático.

Alexander Osterwalder e Yves Pigneur criaram um livro (e uma abordagem) que permite às empresas transformarem uma página em branco uma fonte inesgotável de informações sobre modelos de negócio.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Business Model Generation, que tal planejar ou melhorar o seu negócio de um jeito simples, eficiente e infalível?

Faça o download gratuito do Business Model Canvas agora mesmo!

Design Ideação Inovação Livro Review

Deixe o seu comentário